sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Romana, Yemmandala e Ricardo Soler participam na emissão de “A Festa é Nossa” em Alenquer

A popular cantora Romana, o grupo Yemmandala e o cantor alenquerense Ricardo Soler vão assegurar as principais atuações musicais na emissão do programa “A Festa é Nossa”, da RTP1, que será emitido este sábado, entre as 15h20 e as 18h20, em direto de Alenquer. Marta Costa (única guitarrista a tocar guitarra portuguesa) e a fadista Célia Leiria são outras atrações musicais confirmadas no programa conduzido por Júlio Isidro, que contará ainda com a participação de alguns conjuntos locais, entre os quais os grupos de Sevilhanas do Clube Taurino Alenquerense e de Hip Hop da Academia Art&Dança.
A emissão televisiva terá como palco o Parque Urbano da Romeira, englobando diretos a partir da encosta do Presépio, do Museu do Vinho, do Museu João Mário e da Feira de Produtos Tradicionais que decorre no Fórum Romeira.
Reunindo um vasto lote de convidados, “A Festa é Nossa” irá abordar, ao longo de três horas, as tradições alenquerenses associadas à quadra natalícia – como o presépio figurativo com figuras gigantes na encosta da vila e exposição de presépios, e os típicos e emblemáticos Cantar e Pintar os Reis –, bem como destacar vertentes e potencialidades concelhias como o vinho, a gastronomia, a doçaria tradicional e a etnografia.
Com tantos motivos de interesse, e prevendo-se para sábado condições climatéricas favoráveis, são esperados no Parque Urbano da Romeira muitos espetadores, que terão oportunidade de assistir “ao vivo”, gratuitamente, à emissão de “A Festa é Nossa”, que conta com o apoio da Câmara de Alenquer e do movimento cívico Todos Por Alenquer.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

“A Festa é Nossa” vai mostrar o Natal do Presépio de Portugal

A vila de Alenquer foi escolhida para anfitriã do programa “A Festa é Nossa” do primeiro sábado de 2012. As emissões são semanais e conduzidas por Júlio Isidro, que explora a cultura da região que acolhe cada edição através de entrevistas, reportagens, manifestações culturais de índole diversa. Entre as 15h30 e as 18h30, serão bem-vindos todos quantos queiram assistir às animações musicais e às filmagens.
O presépio da encosta, os costumes associados ao Natal – como o cantar e pintar dos Reis –, a história da vila e do concelho e os eventos associados à quadra são os temas. Serão entregues os prémios aos vencedores do concurso de presépios da Rádio Voz de Alenquer.
 Em Alenquer são muitos os lugares dignos de contemplação. É fácil repousar os olhos. Pelas festas, há mais cenários disponíveis: o presépio na encosta da vila é um deles - se acompanhado por nevoeiro, adensa-se o ar misterioso que envolve a vila; se acompanhado por sol, é uma sensação de exultação que toca os expostos. Com ou sem sol, está criado o momento perfeito para se pensar e falar na História, nas tradições e nas pessoas que compõem Alenquer, vila e concelho.